Dicas para se ter um consultorio de sucesso


>



Dicas para se ter um consultorio de sucesso

Abrir um consultório e ter uma boa resposta é gratificante e o objetivo de quem monta o seu primeiro consultório.

Mas... Você tem perfil de empreendedor? Ou seja, está preparado para conviver com oscilações de renda e movimento, trabalhar sem horário fixo e é capaz de procurar constantemente novas oportunidades de mercado?

Analise a sua capacidade de relacionamento com colegas e futuros clientes e organização pessoal e financeira. Atender o paciente em um dia complicado nao pode ser complicado.

Defina seu público-alvo. Qual segmento de mercado procurará atingir? O mercado pode ser segmentado por área geográfica, por origem de pacientes, entre outros critérios. Aqui está um dos segredos do sucesso de um consultorio. Assim, se conseguirá oferecer serviços que atenderão e superarão as expectativas destes futuros clientes tornando-os fiéis.

Defina o local onde o consultório será instalado. Analise o bairro, o acesso fácil para o seu público-alvo, os custos de aquisição ou aluguel do imóvel, de reformas, de manutenção mensal e de depreciação, segurança e avaliação da concorrência.

Com os números do item anterior em mãos, calcule agora seus honorários profissionais. Identifique as diversas formas de pagamentos e estabeleça metas de crescimento.

Finalmente, chegou a hora de pensar nas ferramentas de marketing: instalações compatíveis com os anseios e necessidades de seu público, divulgação do consultório por folhetos, jornais, comunicados e Internet, material de papelaria que crie uma identidade visual, networking e correspondência para colegas e clientes.

Conversar com profissionais que tenham consultório e que já passaram por esses momentos é importante para detectar erros, acertos... É essencial ter ao seu lado pessoas com experiencia de administração, visão de mercado e de definição da area também.

Inté!

Share on Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

3 opiniões:

  1. Achei muito interessante seu blog. Não sou fisioterapeuta, mas médica otorrinolaringologista aqui em São Paulo. Mas, as informações que você disponibilizou foram interessantes para mim também. Gostaria de montar uma clínica na minha especialidade e meu grande problema tem sido conseguir credenciamento de convênios. Se você puder me dar dicas sobre o assunto agradeço. Abraço, Karla

    ResponderExcluir
  2. ola meu nome é tatiana sou fisioterapeuta e estou com uma proposta de fazer parte da sociedade na clínica onde trabalho mas estou com um pouco de medo sou marinheiro de primeira viagem
    gostaria de saber como legalizar a fisio junto ao crefito?
    muito obrigada gostaria de mas alguns toques

    ResponderExcluir
  3. Oi , legal o seu blog. É informativo e importante para nós profissionais. Se tiver tempo dá uma olhadinha no meu:www.fisioricardosena.blogspot.com
    Abraço
    Ricardo Sena

    ResponderExcluir

Comente com educação que seu comentário será aprovado!