Como montar uma clinica de fisioterapia - parte 4


>




Orgenize suas despesas

Raciocine assim: suponha que em sua Clínica de Fisioterapia você tenha 4 "gavetas" com as seguintes identificações:

Gaveta nº 1 - identificada como "Fornecedores" (representando os Custos Variáveis).

Gaveta nº 2 - identificada como "Impostos e Comissões" (representando as Despesas Comerciais).

Gaveta nº 3 - identificada como "Estrutura da Empresa" (representando as Despesas Fixas).

Gaveta nº 4 - identificada como "Lucro".

Imagine que a cada Real que receba de um cliente você já faça a divisão.

Que parte deste Real você deveria colocar em cada gaveta? (para que, no final do mês, possa ter em cada uma o equivalente ao que deverá pagar aos fornecedores, ao governo, aos funcionários e todas despesas fixas e acumular lucro).
 
De cada real recebido quanto deveria depositar na gaveta nº 1?

Quanto na gaveta nº 2?

Quanto na gaveta nº 3?

E quanto na gaveta nº 4?

O valor que você colocará na primeira gaveta deverá ser exatamente aquele que sua empresa gasta ou gastará diretamente com a execução do serviço prestado. Desde já, você precisa ter destreza para apurar rapidamente este valor. Saber qual o custo variável de cada serviço é uma obrigação do empresário, e esta obrigação começa agora, antes de abrir a empresa. Percebe porque estamos insistindo tanto para que você estude bem e conheça bem este negócio de "Clínica de Fisioterapia"?

O valor que você colocará na segunda gaveta deverá ser exatamente o que sua empresa gasta ou gastará com impostos para vender. Como dissemos no caso da primeira gaveta, desde já, você precisa ter destreza para apurar rapidamente o valor das despesas comerciais. Saber quais os impostos, taxas e comissões que a empresa paga ou pagará é também uma obrigação do empresário. Então, vamos repetir: Esta obrigação começa agora, antes de abrir a Clínica de Fisioterapia.

O valor que você colocará na terceira gaveta deverá ser suficiente para cobrir todos os demais gastos, isto é, as despesas fixas.  omo as  despesas fixas são apuradas para um período de tempo, mês ou ano (por exemplo, o valor do aluguel), e não em função de cada venda, você precisará desenvolver uma sistemática de alocação destes custos em cada serviço. Quanto de aluguel está no custo de cada serviço? Quanto de luz, de água, de telefone? É obvio que a venda de um único serviço de um único cliente não será suficiente para pagar o aluguel do mês, mas deve ajudar em quanto?
 
Em resumo, o total das despesas fixas de um período precisa ser coberto pelas vendas realizadas no mesmo período, senão, faltará dinheiro para pagar o aluguel, a luz, o telefone etc.

Em especial, o "rateio" das despesas fixas para cada serviço, ou, a definição de quanto cada serviço contribuirá para pagar estas  espesas da empresa, exigirá um estudo à parte. Você como empresário precisará garantir, nesta questão, dois objetivos:

•Que as receitas de vendas darão cobertura plena ao pagamento das despesas fixas.

•Que o volume de despesas fixas de sua Clínica de Fisioterapia seja compatível com a natureza deste tipo de negócio, e que cada Real gasto em despesas fixas realmente contribua para a Clínica de Fisioterapia ter movimento maior, prestar mais serviços e ter mais clientes. Este é o fundamento da produtividade de uma empresa sem desperdícios.

Então, a obrigação de conhecer e de dominar as despesas fixas que sua Clínica de Fisioterapia terá começa agora, antes de abrir a empresa. Você somente saberá lidar com despesas fixas desde agora se e somente se estudar bem, conhecer bem os detalhes operacionais, os "macetes" deste negócio, "Clínica de Fisioterapia". O valor que colocará na quarta gaveta será o que sobrar para a acumulação de lucro. Dizemos "sobrar" pois, se algo der errado, a primeira gaveta que ficará vazia será esta.
Assim, a pergunta anterior vale também para o caso do lucro:

Quanto cada serviço prestado ou produto vendido deverá contribuir com a acumulação de lucro?

Esta pergunta tem resposta fácil quando expressa apenas um desejo seu. Mas será difícil respondê-la dentro da realidade de  cercado. Entretanto, você conseguirá definir a resposta mais adequada para sua empresa se:
 
•conhecer e dominar todos os seus custos e despesas;

•dominar o ambiente em que você vai operar;

•desenvolver criatividade para atrair e manter clientes;

•tiver capacidade de manter sempre bom movimento na Clínica de Fisioterapia;

•tiver habilidade para negociar com fornecedores e para manter seu processo de trabalho altamente produtivo, com elevado aproveitamento das despesas fixas.

O mais interessante nesta fase de elaboração do "Plano de Negócio" é que, para conseguir estimar os custos variáveis e as  espesas comerciais de cada produto ou serviço, definir quanto cada serviço ou produto contribuirá para pagar as despesas fixas da empresa e para acumular lucro, você precisará se aprofundar no estudo das características do negócio "Clínica de Fisioterapia".

Observe que:

•Este negócio certamente não é padrão. Por isso não listamos aqui os custos deste tipo de negócio. Pois não seriam os custos de sua empresa, seriam apenas custos exemplificados neste manual, o que poderia condicioná-lo a achar que são exatamente os custos que deveriam ser considerados em sua Clínica de Fisioterapia.

•Nas Clínicas de Fisioterapias que você visitar, perceberá diferenças determinantes da oportunidade que o empresário decidiu explorar.

•Cada diferença introduzida, seja na forma de atender ao cliente, na disposição e combinação dos equipamentos e ambiente, terá conseqüência nos custos.
 
•E a sua Clínica de Fisioterapia também será diferente, pois, seguirá seu estilo e será fruto de suas percepções e decisões, as quais influenciarão diretamente os custos.

Portanto, nesta fase de elaboração do "Plano de Negócio" não utilize nenhuma lista padrão de custos ou despesas que por ventura encontrar em livros ou cursos. É importante para seu empreendimento que você aprenda a identificar, reconhecer e calcular cada item de custo e despesa da Clínica de Fisioterapia que pensa montar. No início da elaboração do "Plano de Negócio" isto parecerá difícil, mas não é. Na medida em que você for esquematizando, for delineando o formato da Clínica de Fisioterapia que deseja montar e, na medida em que for estudando e compreendendo esta questão de gastos, identificar, estimar e apurar estes gastos será uma operação rotineira.

Seu maior inimigo agora é sua "ansiedade" em ver o negócio que está na sua mente começar a funcionar. Não caia nesta armadilha. Reserve um tempo para este planejamento inicial e estabeleça uma meta de quando seu projeto de empresa estará concluído. O tempo que você investir nesta fase de planejamento será seu melhor investimento. Três meses? Seis meses? Não importa. O que importa é você ter consciência de cada passo, ter uma direção certa a seguir, ter boa visão e compreensão do que virá e das condições adversas que terá de resolver.

COMECE CERTO - CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

Então, reforçando:

•Estude bem como funciona uma "Clínica de Fisioterapia" e que oportunidade de inovação você poderá explorar na sua Clínica de Fisioterapia;

•Descreva como irá funcionar a sua Clínica de Fisioterapia;
 
•Monte uma primeira lista dos custos variáveis e das despesas fixas que poderão ocorrer no formato de empresa que imaginou. Explore todas as possibilidades legais da composição das despesas comerciais;

•Melhore esta lista na medida em que progredir seus conhecimentos sobre o negócio e sobre o formato de Clínica de Fisioterapia que você vai montar;

•Faça cursos que abordem custos, não se contente apenas com um único curso. Lembre-se que seu objetivo é dominar os gastos de sua empresa, não apenas ter seus valores calculados uma única vez. Por isso mesmo fugimos à tentação de incluir aqui uma lista padrão de gastos, por sabermos ser inadequada para sua empresa;

Share on Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 opiniões:

Postar um comentário

Comente com educação que seu comentário será aprovado!