O que você deve saber sobre um fisioterapeuta


>



Há algumas coisas que deve-se saber sobre um fisioterapeuta.

Fisioterapeuta não é massagista, da mesma forma que engenheiro não é mestre de obras, farmacêutico não é balconista de farmácia, arquiteto não é decorador. Assim, se você tiver uma tensão nas costas, não peça uma massagem, muito menos de graça.

Gastamos para nos formar. Uma faculdade, mesmo que pública, exige material, livro e todo um gasto extra que uma consulta grátis não paga. E não recompensa. Investimento tem que ter retorno financeiro. Por isso, fisioterapeuta precisa de dinheiro. Consultório custa dinheiro, atualização profissional custa dinheiro, combustível, vestuário, alimentação também custa dinheiro.

Geralmente fisioterapeuta atende em domicílio, em hospital, em feriados, finais de semana, basta ser agendado e ser renumerado para tal. Atendimento de emergência em horários poucos comuns faz com que o renumeração seja maior. Experimente chamar um bombeiro para consertar um encanamento domingo à tarde.

Assim como o bombeiro não conserta o encanamento por telefone porque não é vidente, fisioterapeuta também não o é. Para tanto, o paciente com queixa deve ser examinado PESSOALMENTE!!! Assim, ele será examinado, diagnosticado, tratado e logicamente cobrado pelo serviço prestado.

Em reuniões familiares ou com amigos, evite a piada "Estou com uma dorzinha aqui" . Em reuniões de amigos ou festas de família, fisioterapeuta deixa de ser fisioterapeuta, vira apenas amigo ou parente. Não reclame de sua artrite, nem peça conselhos. Quem dá conselho é padre. Fisioterapeuta dá diagnósticos. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja, precisa trabalhar. E muitas vezes precisa de equipamentos que estão no consultório, não na bolsa.

Então se você precisa do seu amigo fisioterapeuta, por favor, marque hora. Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua ansiedade. Ah! E não espere que o fisioterapeuta vá te colocar no horário de quem já marcou. Na próxima vez ligue antes. Só venha sem marcar em caso de emergência (que seja realmente emergência), por favor. Quando se diz que o horário de atendimento é até meio dia, não significa que você pode chegar 11:55. Se chegar, volte depois do almoço. O mesmo vale na hora do fim do expediente. Emergência? Claro que o fisioterapeuta atende, mas se estiver fora do horário normal, está fora do preço normal.

Basta um membro da família para acompanhar o paciente para auxiliar a responder às perguntas do fisioterapeuta. Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os respectivos filhos nas casas deles. Não fique bombardeando o fisioterapeuta com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de esgotar a paciência. Evite perguntas que não tenham relação com o problema específico. Infelizmente, a cada consulta, o fisioterapeuta só poderá examinar um paciente. Lamentamos informar, mas seu outro parente também terá que passar por consulta e você também terá que pagar por ele. O fisioterapeuta não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou demais com planos de saúde e remédios. Não foram os fisioterapeutas que inventaram o ditado "A SAÚDE NÃO TEM PREÇO".

Esclarecimento final
Uma consulta custa R$ 150. Uma "olhadinha" custa R$ 300, ok?
Share on Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

10 opiniões:

  1. Hahahahha morri de rir!!! Quanta verdade junta heim!! Mas tem alguns erros de portugues, como SOVRE, MATEIRAL, SERREMUNERADO, ATRITE. ok?

    ResponderExcluir
  2. Sei que existe muitas pessoas que precisam de "semancol", mas achei o texto muito agressivo. Quero virar fisioterapeuta, mas não pretendo tratar os meus paciêntes da forma apresentada. Todo mundo precisa de dinheiro, tempo, diversão etc... achei o texto meio revoltado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto perfeito!
    Este deve ser o pensamento de todos os Drs! A Fisioterapia é o futuro!
    Este texto deve ser multiplicado ao máximo!
    Dia 7 de abril vamos participar da campanha #PISOFISIOJA
    vamos escrever esta tag em todos os lugares! O Brasil tem que conhecer a nossa união!!!
    Mais uma vez parabéns pelo texto!
    Dr. Aldo Fontes

    ResponderExcluir
  4. Texto bom , porém forte, algumas pessoas não fazem isso por mal são apenas pacientes, sei que tudo que esta escrito é verdade, mas é verdade também que a classe não é unida, quando isso ocorrer teremos mais chance de brigar por direitos e fazer com que a sociedade entenda melhor o Fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  5. Se vc tratar seu paciente e as pessoas que vem conversar com vc dessa forma agressiva e revoltada, vai falir! Festas e encontros com amigos e parentes podem ser uma oportunidade de mostrar o q a Fisioterapia pode fazer por quem vem conversar com vc, por exemplo... Claro q tudo na vida tem um limite e vai do bom senso de cada um, mas podemos mostrar o limite e o valor das coisas com educação e simpatia!

    ResponderExcluir
  6. Meio cara essa consulta :x

    ResponderExcluir
  7. Foi um jeito às vezes menos sutil mas realista de expor seu ponto de vista, muitas verdades mas tal vez examinar um pouco o porque de tudo... Tem vezes que o paciente faz tudo isso que escreveu mas é só ter o "jeitinho" que da certo. Mesmo assim, gostei do texto, acho que ninguém sai apelando com o paciente, mas no mínimo já passou pelas nossas cabeças "Estou atendendo, da licença?". Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. O Fisioterapeuta atende EM domicílio,ok? abraços

    ResponderExcluir
  9. Outra: Não se usa chamar de PACIENTE , e sim, CLIENTE.Esse termo esta ultrapassado.Nossos drs. precisam usar a terminologia correta. Isso mostra o qto ela esta atualizado.abraços

    ResponderExcluir
  10. Você é mesmo porreta! Não se incomode com as críticas acima.Seu objetivo foi atingido. INCOMODAR! É isso aí! Existem mesmo pessoas muito folgadas e sem SIMANCOL. Hoje nem relógio trabalha mais de graça. ÀS CRÍTICAS uma BANANA.
    AOS MACACOS uma enxada para puxar, pois no mínimo, são desempregados e ANALFA de PAI MÃE e BETO.
    Beijos.......... Vai que é sua, doutora!

    ResponderExcluir

Comente com educação que seu comentário será aprovado!