Construção do patrimônio: é preciso economizar e investir


>




Construção do patrimônio: é preciso economizar e investir


Pense que todo o dinheiro guardado ou investido pode ir embora.


SÃO PAULO - O problema que muitas pessoas encontram, depois de anos de trabalho e com a chegada da aposentadoria, é o fato de não terem construído nenhum patrimônio. Elas não contam com bens ou fontes que façam com que não dependam da renda de familiares ou apenas da previdência social.

No entanto, o difícil é a construção deste patrimônio. Gastos descontrolados e despesas que surgem a cada época da vida fazem com que as reservas se vão com mais facilidade do que vieram. Quando se percebe, anos preservando e guardando dinheiro se destroem com a chegada de um imprevisto.

Inflação
Para que você chegue à aposentadoria com independência financeira, é preciso se preocupar com a inflação. Nada adianta passar toda a vida economizando, se a alta de preços de produtos e serviços - a chamada inflação - põe em risco todo seu patrimônio.

Pense que todo o dinheiro guardado ou investido pode ir embora. Quando os preços aumentam, mas o salário não acompanha, aquela quantia acumulada precisa ser gasta com recursos básicos, como contas de água, energia ou telefone.

 

O que é o patrimônio?
O patrimônio é tudo aquilo que a pessoa possui, seja os bens da família ou uma herança. Para calculá-lo, basta somar todos os bens que detém, como casas e automóveis, e subtrair dos compromissos financeiros, as famosas contas mensais.

A destruição de um patrimônio pode começar sem que você perceba e, quando menos espera, a quantia guardada ou tudo o que foi construído se vai. Para que isso não aconteça, é preciso ser realista. Sonhar é bom, na medida em que se traça objetivos, mas é preciso saber como alcançá-los e não se deixar levar por planos muito vantajosos, que devem ser suspeitos.

Estabeleça metas, o que é o mais importante. Atente o caminho a percorrer e crie estratégias para chegar ao objetivo. Muitas vezes este trajeto pode ser mudado, mas não se desespere. Pare e repense seu plano. É preciso ser flexível para não perder tudo.

Investimentos
O patrimônio pode ser algum dinheiro guardado ou aplicado, mas também investido em algum bem. Tenha bom senso e não pense em "dicas" para ficar rico da noite para o dia, pois não existem modelos para isso. Se elas fossem verdadeiras, não existiria a pobreza.

Mesmo diante disso, você ainda pode construir um patrimônio sem correr riscos de perder tudo. Para isso, é necessário um plano de investimento e muito calma. Pense em seus objetivos de vida e a melhor carteira (alocação de ativos) para conquistá-los.

Pense que não existe o melhor investimento, aquele em que qualquer pessoa que escolhe sai ganhando. Isso depende de seu objetivo, seja ganhar dinheiro mais rápido e em menor quantidade, para comprar uma casa ou um carro, seja poupar para ter uma aposentadoria tranqüila.



Por: Flávia Furlan Nunes
07/04/08 - 19h12
InfoMoney
Share on Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 opiniões:

Postar um comentário

Comente com educação que seu comentário será aprovado!