Apanhado da Fisioterapia


>



Assista a palestra "O Desenvolvimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional" com o Prof. Dr. Gil Lucio Almeida

A fisioterapia é um segmento da área de saúde que contribui com seu conteúdo específico para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde.

O fisioterapeuta domina o conhecimento das ciências básicas, dos recursos fisioterápicos, no âmbito teórico e prático. Possui conhecimento das disfunções orgânicas e é capaz de identificar os objetivos intermediários e finais a serem atingidos pela fisioterapia, programando e executando intervenções fisioterápicas com finalidade educativa, terapêutica ou reabilitacional.

Atividades Principais

  • na área clínica, o fisioterapeuta atua junto aos setores de medicina clínica e cirúrgica, como ortopedia e traumatologia, neurologia, pediatria, cardiologia, reumatologia, ginecologia, dermatologia, cirurgia plástica etc. A partir do diagnóstico clínico, avalia o paciente e planeja o seu tratamento;
  • na área preventiva, o fisioterapeuta atua em equipes multidisciplinares no planejamento e aplicação de métodos de intervenção cirúrgica. Atua, também, em ambientes funcionais (fábricas, consultórios, escolas etc.) com o objetivo de prevenir problemas musculoesqueléticos, respiratórios etc.;
  • na área de pesquisa, o fisioterapeuta atua como investigador científico de novos recursos, métodos e técnicas, pertinentes ao seu campo de atuação, procurando contribuir para o aprimoramento da profissão.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta trabalha em hospitais (no atendimento ambulatorial, de leito e de terapia intensiva), em centros de reabilitação, clínicas particulares, clubes desportivos, centros de saúde, escolas, indústrias, faculdades e centros de pesquisa.
O mercado de trabalho é bastante promissor, especialmente na área de atendimento hospitalar em terapia intensiva, traumatologia e ortopedia com ênfase na reeducação postural, na área esportiva, em clubes e academias, e nas clínicas de cirurgia plástica e estética.

Duração do Curso

4 anos

Share on Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 opiniões:

  1. Sou estudante de Fisioterapia e acredito no crescimento e reconhecimento da profissão, que depende exclusivamente do profissional, aliado a seu empenho na busca do conhecimento científico. Não devemos ser inertes ou imutáveis, ou simplesmente adotar uma didática tecnicista, devemos ter uma visão holística da realidade da qual fazemos parte, para lutarmos por nosso espaço como profissionais de sucesso.

    ResponderExcluir
  2. A cada me convenço da necessidade empreendedora dos fisioterapeutas no destino de seu sucesso profissional.

    ResponderExcluir

Comente com educação que seu comentário será aprovado!