Investimentos, projetos de vida e o tempo


>



Qual o seu foco nos investimentos? Difícil responder? Não se assuste, o silêncio diante da pergunta ainda é muito comum. Que tal uma pergunta mais direta: você investe com que objetivos? Sim, porque só tem disciplina aquele que sabe onde quer chegar e o que quer conquistar. Ao tentar responder esta pergunta, o investidor pode se deparar com diversas possibilidades e porquês, mas o crucial é manter a qualidade nos investimentos.

Qualidade? Como assim?
Hoje, a idéia de que apenas pessoas com grandes somas de dinheiro conseguem poupar e investir é, felizmente, coisa do passado. O pequeno investidor já aprende e compartilha a idéia de que, quando falamos de independência financeira, melhor que quantidade é a qualidade no trato com o dinheiro.

O bacana é que a busca pela qualidade nada mais é do que a busca pelo conhecimento, pela capacitação em operar diferentes produtos, com complexidade e quantia maiores com o passar do tempo. Quem não estiver disposto a suar a camisa em busca do aperfeiçoamento não encontrará rentabilidades interessantes. É o famoso “no pain, no gain” da vida corporativa.

Nosso país ainda engatinha quando o assunto é a tranqüilidade financeira na “melhor idade”. A estabilidade econômica na aposentadoria continua sendo um sonho para a grande maioria da população. Não raro, idosos dependem da renda dos filhos – já que os valores pagos pela Previdência Social cobrem, no máximo, gastos com remédios.

O fator tempo
Aliado ao contexto de qualidade nos investimentos existe um componente fundamental para o sucesso financeiro: o tempo. Quem não quer chegar à fase de aposentadoria com a vida financeira estabilizada? Felizmente, hoje em dia sabemos que, com valores pequenos, é possível usar o tempo em nosso favor e transformar essa realidade.

Mais, esse contexto de tempo e qualidade em beneficio da elevação do patrimônio financeiro parece não ficar restrito à fase da aposentadoria, o que é uma ótima notícia. Muitos já pensam em poupar desde muito cedo para garantir a formação acadêmica dos filhos e seus sonhos futuros.

Os movimentos do mercado
Produtos de previdência complementar destinados ao público jovem começam a se beneficiar dessa realidade. Só no primeiro semestre de 2008 o setor cresceu 154%. A arrecadação total dos planos para esse público chegou a R$ 2 bilhões em 2007. A demanda é tão grande que as seguradoras começam a flexibilizar algumas regras para os produtos, facilitando novas adesões.

Pesquisando já podemos encontrar produtos com contribuições iniciais de apenas R$ 30,00. O valor pequeno garante a oportunidade e acesso para famílias mais numerosas e(ou) de renda mais baixa.

Claro, existem outras opções para se fazer poupança desde cedo: ações, fundos, clubes de investimentos ou mesmo produtos mais conhecidos, como caderneta de poupança, são alguns exemplos. O importante é definir objetivos é começar, já que nada impede a mudança no mix de produtos ao longo do tempo.

Mais do que nunca, fica claro que juntar dinheiro desde o inicio da vida, garantindo dessa forma recursos para projetos de educação dos filhos e realização de sonhos, é o melhor caminho para uma vida plena e uma aposentadoria tranqüila. Aprender a controlar o que se ganha e planejar são atitudes fundamentais para o sucesso.

Alguns simuladores financeiros e planilhas disponíveis no Dinheirama ajudam você a construir o seu plano de metas e objetivos. Aproveite! Utilizar esse tipo de ferramenta ajuda o investidor a enxergar quanto ele precisará poupar para que seus projetos saiam do papel. Que tal?

Afinal, quanto custa um intercâmbio internacional, uma especialização em uma universidade de ponta, uma reforma em casa ou até mesmo um carro? A resposta não depende só do preço e de quanto custam tais projetos, mas sim de quando você começou a investir neles. No pain, no gain. Bons negócios!

——
Ricardo Pereira é consultor financeiro, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.

Fonte: Dinheirama.com.br
Share on Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 opiniões:

Postar um comentário

Comente com educação que seu comentário será aprovado!