O perigo da hipocrisia


>




Diariamente recebo mensagens, seja deste blog ou de outros que mantenho e atualizo falando da atuação do fisioterapeutas. Quase são todos unânimes ao afirmar que R$ 12,00 por sessão que os convênios querem pagar ou pagam é pouco para um atendimento de fisioterapia e que não trabalham desta forma e etc.  Pergunto-me aonde estão os fisioterapeutas que aceitam não só ganhar isso do plano assim como ganham menos quando são empregados em clínicas ortopédicas atendendo vários pacientes em uma única sessão, fazendo uso de estagiários e muitas vezes técnicos em reabilitação.

Em muitas mensagens, tenho a Fisioterapia de sonho, onde o atendimento é individualizado, com o tempo necessário e o paciente pagando o que é pedido sem pressão de que o tratamento está demorando, que está ficando oneroso. Além desse sonho, tenho ainda profisssionais compromissados com o estudo e com a atualização profissional.

Mas será que funciona assim? Será que um dia a Fisioterapia como componente de uma equipe multidisciplinar que também tem dificuldades terá todas essas benesses descritas acima?  Não seria mais fácil combater os problemas graves da Fisioterapia com atitude ao invés de ficar só falando de como ela deveria ser? 

Ficar dizendo que ganha pouco, que a sociedade não valoriza e que planos de saúde são os vilões da história não adianta. Até porque as pessoas que falam são as que aceitam o convênio, que faz um desconto para não perder o paciente porque tem contas a pagar no fim do mês. Eu já fiz isso. Inúmeras vezes. O plano de saúde não é o vilão da história. A sociedade não é a vilã desta história. Quem é o vilão da história é o próprio profissional que se acomoda com as histórias que perduram por anos e anos e anos.
Share on Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 opiniões:

Postar um comentário

Comente com educação que seu comentário será aprovado!