O marketing pessoal e a fisioterapia


>




Há um certo preconceito generalizado quanto ao termo marketing pessoal. Muitos vêem a prática como auto-promoção e adoção de posturas artificiais.

O marketing pessoal, entretanto, é nada mais que o cuidado com a imagem pessoal. Quantas vezes você achou que estava causando uma boa impressão e quando teve um feedback viu que, pelo contrário, causou uma péssima impressão? Quantas vezes você quis se expressar de uma forma, mas na hora H, acabou sendo vítima da insegurança e da timidez e não se manifestou da forma como gostaria? Quantas vezes você ouviu de pessoas íntimas, colegas de trabalho, chefes, críticas de comportamentos e atitudes que você jamais imaginou que tinha ou que fossem, de alguma forma, negativos?

O objetivo principal do marketing pessoal é aumentar o autoconhecimento e tornar a pessoa consciente da forma como se manifesta para que possa manter a sua imagem pessoal e profissional positiva. O autoconhecimento mostrará a realidade, ou seja, como você está se manifestando de fato, e não como você acha que está interagindo. Tornará evidentes os pontos falhos na apresentação pessoal, focos de insegurança, como também os pontos fortes.

Trabalhando com o marketing pessoal, a pessoa passa a ficar mais atenta e consciente de sua manifestação, podendo identificar falhas no momento em que elas ocorrem e até podendo corrigi-las a tempo. A última etapa é organizar um plano de desenvolvimento, com base no diagnóstico feito na fase do autoconhecimento. A pessoa então, planeja a melhora dos pontos falhos, por exemplo, se sente-se extremamente insegura ao falar em público e isso prejudica sua vida profissional, ela pode planejar um curso de oratória ou teatro.

Não valorizar a imagem pessoal é negligenciar os resultados que se obtêm resultantes dela. Há uma frase de Ralph Waldo Emerson que exprime bem a importância dos cuidados com a imagem: O que você é ecoa tão alto em meus ouvidos que não consigo ouvir o que diz. Ou seja, se você tem alguma insegurança, ou há alguma falha em sua apresentação pessoal, não importa o que você diga, ou artificialmente tente demonstrar o que você é ficara evidente, principalmente através da comunicação não verbal, a linguagem corporal e inúmeros outros detalhes que, principalmente em relações profissionais, que tendem a ser delicadas e altamente suscetíveis às aparências, são importantíssimos.

Autor: Fran Christy
Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 opiniões:

Postar um comentário

Comente com educação que seu comentário será aprovado!