Coaching: uma ferramenta para alcançar seus objetivos


>



Coaching é um modelo de atendimento feito pelo coach (profissional) com o coachee (cliente), com números de encontros pré-definidos, que normalmente variam de dez a doze sessões. Esse modelo pode ser presencial ou à distancia (através da internet). O objetivo é contribuir para que o coachee tenha excelência no alcance de suas metas desejadas de curto, médio e longo prazo. O foco está sempre no presente e no futuro do cliente, deixando questões do passado de fora desse modelo de trabalho. 

Durante o processo o coachee terá melhor percepção das suas próprias competências que já estão desenvolvidas (pontos fortes); as que devem ser desenvolvidas (pontos frágeis); e ainda há o reconhecimento daquilo que deve ser superado para que se possa avançar livre de amarras do passado e a adequação dessas competências para que se possam criar boas estratégias que poderão ser seguidas para o alcance das metas.  

Função do coach

O coach - termo que vem do inglês treinador - atua com ferramentas efetivas para ajudar seu coachee a ter sucesso naquilo que busca, seja ao transmitir informação técnica ou motivacional. Com isso, ajuda a encorajar seu cliente a seguir em frente, obtendo resultados satisfatórios nos seus objetivos. O coach contribui para que a ação do seu coachee seja coerente com sua intenção, evitando a sabotagem de seus próprios planos e o desvio do foco principal de atenção e ação. Consequentemente, a reformulação de metas e enquadramento pode se fazer necessária. As decisões têm como base a criação de um plano de ação "ecológico" - que cuide não apenas de si mesmo, mas com todos - a todos que possam estar envolvidos. 

A cada encontro são dadas tarefas com objetivos específicos de motivação e avanço na direção do objetivo.

Processo

 É comum fazer uma avaliação da vida em geral, pois as metas dificilmente são isoladas e sem relação com o todo. Um dos modelos usados é a roda da vida. E, com essa observação, é possível "mapear" como as coisas estão agora para que seja montada uma estratégia de como chegar onde se quer.

A cada encontro são dadas tarefas com objetivos específicos de motivação e avanço na direção do objetivo. O coach conduz as reuniões com perguntas pertinentes que direcionam o coachee a pensar no caminho eficaz de ação e sucesso. 

Você também pode pensar sobre seus objetivos de forma eficaz. Algumas pessoas sabem o que não querem para vida, mas isso não é suficiente. E muitas vezes a formulação do que se quer pode fazer toda a diferença entre quem tem sucesso e quem não tem. Seguem algumas dicas:

1) As metas devem ser expressadas de forma positiva;

2) É importante especificar o objetivo a ser alcançado;

3) Pense nas consequências de suas ações, feitas no presente, para a realização do seu sonho. Pense no que isso terá reflexo na sua vida e nas vidas das pessoas que estão ao seu redor;

4) Você é quem determina como, quando e onde avaliar as evidências de que está caminhando em direção ao que quer. Assim poderá mensurar as consequências de suas ações, recebendo feedbacks precisos e, se for necessário, redirecionando as estratégias criadas;

5) Liste os recursos necessários para o sucesso

6) Trace seu plano de ação para obter o que deseja 

Então, você poderá pensar com carinho sobre quais são seus sonhos, suas paixões, o que te faz vibrar, o que te deixa motivado e o que é importante para você. Sucesso nas estratégias que criar. Aproveite o caminho e desfrute do sucesso. Até breve! 

Fonte: Minha vida

Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 opiniões:

Postar um comentário

Comente com educação que seu comentário será aprovado!